Mercados

28/03/12 21:02

Wall Street cai 0,5% com pressão dos títulos energéticos

Alberto Teixeira

Praças norte-americanas recuaram hoje após Ben Bernanke ter revelado que a economia dos EUA permanece frágil.

Wall Street cai 0,5% com pressão dos títulos energéticos

"Ainda é muito cedo para declarar vitória" quanto à economia dos EUA, disse Ben Bernanke em declarações divulgadas ontem. As palavras do presidente do Fed não foram recebidas com entusiasmo entre os investidores norte-americanos, que ficaram também a saber que as encomendas de bens duradouros (que é suposto durarem pelo menos três anos) aumentaram 2,2% em Fevereiro, abaixo do avanço de 3% previsto pelos economistas sondados pela Bloomberg.

Foi neste cenário que os índices industrial Dow Jones e S&P 500 cederam 0,54% e 0,49%, respectivamente, acompanhados pelo tecnológico Nasdaq, que perdeu 0,49%.

"O nervosismo dos investidores foi hoje reforçado por mais um relatório económico e também pela sugestão do ‘chairman' do Fed sobre a vulnerabilidade da economia noutro período de turbulência", referiu James Paulsen, especialista da Wells Capital Management, à Bloomberg. "O sell off está também a ser alimentado por um colapso nas acções do sector energético. Depois de um avanço significativo no mercado, os investidores estão preocupados com uma correcção", acrescentou.

Em termos empresariais, destaque para os títulos da Exxon Mobil e da Chevron, que recuaram 0,88% e 1,07% para 85,86 dólares e 105,89 dólares, respectivamente. Também a Marathon Oil Corporation recuou mais de 1%.

x
Comentários
Disclaimer
"O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
x
Recomendadas
x
Social
    0 LEITORES ONLINE