[weglot_switcher]

Vendas de carros a gasolina superam diesel na Europa

Nos primeiros seis meses do ano, as vendas europeias de veículos com motores a gasolina ultrapassaram as de modelos diesel, algo que não acontecia desde 2009.
3 Outubro 2017, 09h35

Pela primeira vez desde 2009, o total de vendas de modelos com motor a gasolina suplantou o de modelos com motor Diesel, afirma a ACEA, associação que representa os construtores europeus, reportando às vendas do primeiro semestre de 2017.

Neste período, as vendas de carros a gasolina registaram um aumento homólogo de quase 10%, ao passo que os modelos Diesel assistiram a um declínio de aproximadamente 4% nas vendas. A descida traduziu-se numa quota de mercado de 46,3% de veículos Diesel, face aos 48,5% de vendas de veículos com motor a gasolina. As vendas de veículos com motorizações alternativas (híbridos, elétricos e GPL) também subiram, no caso mais 35% face aos resultados do primeiro semestre de 2016. Estes veículos valem agora 5,2% do total do mercado.

Ao mesmo tempo que divulgava estes resultados, a ACEA alertou para o facto de a mudança dos consumidores para veículos a gasolina poder tornar mais difícil cumprir as metas europeias de emissões que entrarão em vigor em 2020. “Os legisladores precisam estar conscientes de que uma mudança súbita de tecnologia Diesel para gasolina levará a um aumento das emissões”, afirmou Erik Jonnaert, Secretário-geral da ACEA.

Jonnaert também apelou aos governos maiores esforços para promover os veículos alternativos. As vendas de híbridos cresceram mais de 58% na primeira metade do ano, com os elétricos a subirem 37%, mas apenas valem 2,6% e 1,3% do total do mercado, respetivamente.

“É preciso fazer mais para encorajar os consumidores a comprar veículos com motorizações alternativas, por exemplo, implementando os incentivos fiscais certos e uma boa infraestrutura de carregamento em toda a União Europeia”, afirmou Jonnaert.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.