Empresas

30/06/10 00:05
Imprimir

Tabaqueira aumenta vendas apesar da lei anti-fumo

Sara Piteira Mota

A tabaqueira nacional vendeu mais 12 mil cigarros no último ano e explica que esse aumento residual se deveu a “uma estabilização do mercado legal”.

Tabaqueira aumenta vendas apesar da lei anti-fumo

Apesar da entrada em vigor da lei anti-fumo, das restrições ao consumo nos locais públicos e dos apelos cada vez mais dramáticos nos maços de tabaco, os fumadores portugueses não deixaram de comprar cigarros.

Antes pelo contrário: houve uma subida nas vendas, ainda que ligeira, no último ano. A Tabaqueira, a principal empresa do sector, vendeu mais 12 mil cigarros face a 2008, o que representa cerca de 600 maços mais só no último ano - no total do ano, a Tabaqueira comercializou 10.666,1 milhões de cigarros no mercado nacional.

Segundo fonte oficial da empresa - subsidiária portuguesa da Philip Morris International -, "houve uma estabilização do mercado legal, resultado nomeadamente de um aumento moderado da fiscalidade em 2009 e do reforço que se tem registado das acções contra o comércio ilícito de cigarros."

Sobre a lei anti-fumo, a Tabaqueira sempre considerou que é "positiva a adopção de legislação que regule os diferentes aspectos da produção, comercialização e consumo de tabaco". Segundo a empresa, estas "medidas estabelecem regras claras para todos os operadores e porque a mesma constitui a forma mais eficaz de dar resposta às preocupações da sociedade e das autoridades de saúde pública relativamente a um produto reconhecidamente nocivo."

No ano passado, a subsidiária portuguesa do grupo Philip Morris International registou um resultado líquido de 85,3 milhões de euros, o que representa um crescimento de 2,87% face a 2008, ano em que facturou 82,96 milhões de euros.

 

x
Comentários
Disclaimer
"O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
x
Recomendadas
x
Social
    0 LEITORES ONLINE