IMPRIMIR

Saiba como pode comprar um dos 70 mil carros penhorados

O Fisco está a preparar a venda de 70 mil carros penhorados. Saiba aqui como pode tentar comprar um destes automóveis.

Saiba como pode comprar um dos 70 mil carros penhorados
É a primeira vez que a Direcção-Geral dos impostos realiza uma venda tão significativa.
  • Como pode comprar
  1. Marcar a visita - Os bens penhorados para venda deverão ser publicitados num jornal ou no 'site' do Portal das Finanças com informações de contacto. Deve marcar visita, usando esses dados.
  2. Apresentar proposta - Registe-se e apresente a proposta, tendo como mínimo o preço base da venda e submeta a oferta. A venda é feita por meio de propostas em carta fechada. Poderá assistir à abertura das ofertas, no dia e hora designados.
  3. Abrir as propostas - Se o preço mais elevado for oferecido por mais de um comprador, há licitação. Se só estiver presente uma das partes, pode cobrir as outras propostas. Se nenhum estiver presente, sorteiam-se as propostas iniciais.
  • Cuidados a ter
  1. Nunca comprar um bem sem o ver primeiro, seja uma casa, um carro ou até sapatos. No site do Portal das Finanças está indicado o local, prazo e hora para vistoria.
  2. Há que perceber se há base legal para que a penhora possa ser impugnada, pelo que é melhor consultar o processo.
  3. Veja se compensa comprar em leilão. As propostas apresentadas podem ser mais altas que o preço base, pelo que deve analisar a situação e ver se vale mesmo a pena comprar em leilão.
  4. É necessário consultar os registos. Fazer uma análise documental para saber se os registos estão actualizados relativamente aos intervenientes no processo.
PUB