Subscreva aqui o Económico à Uma.

Empresas

22 Mai 2012

Renováveis quer pagar dividendos a partir de 2013

Eudora Ribeiro
Renováveis quer pagar dividendos a partir de 2013

A EDP Renováveis comunicou hoje ao mercado esperar ser capaz de em 2013 distribuir pela primeira vez parte do seu lucro pelos accionistas.

Até 2015 a eólica do grupo EDP conta duplicar o seu EBITDA, para entre 1,35 e 1,5 mil milhões de euros, e investir 3,2 mil milhões de euros. Antes disso, em 2013, a empresa planeia começar a distribuir dividendos (com os resultados de 2012). O ‘payout' - a parcela dos lucros a distribuir pelos accionistas - é estimado entre 25 e 35%. Os números constam de um comunicado emitido na CMVM com o plano de negócios da Renováveis até 2015, dado hoje a conhecer ao mercado no seu Dia do Investidor, que decorreu no Porto.

A remuneração accionista até 2015 é calculada em 2,3 mil milhões de euros. Além dos dividendos, parte desse montante será canalizado para pagar dívida e explorar novas oportunidades de crescimento que a empresa identificou em sete países. O México está no topo dessa lista, onde figuram também Turquia, Peru, África do Sul, Chile, Marrocos e Ucrânia.

O pagamento de dividendos é uma promessa que vem desde o IPO, realizado em Julho de 2008 a oito euros por acção. No prospecto da operação a Renováveis previa pagar os primeiros dividendos em 2011, relativos ao exercício de 2010, um cenário que não se verificou devido às condições do mercado.

Este ano, a empresa agora liderada por João Manso Neto voltou a não remunerar os accionistas justificando a canalização dos resultados para reservas com o "actual contexto económico e as inerentes dificuldades de acesso ao crédito das empresas europeias". Em 2011, a EDP Renováveis teve lucros de 89 milhões de euros, uma subida de 10% face ao ano anterior, mas abaixo do esperado pelo mercado.

Na sessão de hoje as acções da EDP Renováveis subiram 5,83% para 3,178 euros, estando já 60% abaixo da cotação com que se estrearam em bolsa há quase quatro anos.

x
Recomendadas
x
Social
    0 LEITORES ONLINE

    Comentários

    "O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
    ir para o topo