Assine aqui o Económico

Finanças

12 Jun 2012

Remuneração dos depósitos cai para o nível mais baixo desde Abril de 2011

Alexandra Brito
Remuneração dos depósitos cai para o nível mais baixo desde Abril de 2011

Em Abril, as taxas recuaram para os 3,42%.

O reforço, em Abril, das regras do Banco de Portugal na limitação dos juros oferecidos pelas instituições financeiras nos depósitos a prazo já está a surtir efeitos. Os dados ontem divulgados pelo regulador mostram que, nesse mês, os bancos portugueses desceram a remuneração média destas tradicionais aplicações para os 3,42%. Trata-se do valor mais baixo desde Abril de 2011.

Os valores mostram que a guerra pelos depósitos está a dar sinais de abrandamento. Recorde-se que, desde o eclodir da crise da dívida soberana, os bancos têm-se batido pelas poupanças dos seus clientes - já que estas, a par das cedências de liquidez do BCE, são das poucas fontes de financiamento da banca portuguesa. Nesta guerra, o trunfo escolhido pelas instituições foi acenar aos clientes com taxas atractivas, que chegaram a atingir os 6%.Temendo que a subida desmesurada dos juros dos depósitos deixasse os bancos numa situação desequilibrada, oBanco de Portugal interveio em Novembro passado, estabelecendo tectos das remunerações nestas aplicações. Em Abril, o regulador liderado por Carlos Costa voltou a reforçar as regras sobre juros de depósitos, limitando ainda mais os juros das aplicações de curto prazo.Como consequência, logo nesse mês as taxas médias praticadas pela banca caíram.

Faça login, como assinante, para ler esta notícia na integra
Ainda não é assinante?
Garanta e acompanhe toda a informação do Diário Económico, actual, rigorosa e independente.
Escolha a modalidade que mais se adapta às suas necessidades.
subscreva já
x
Recomendadas
x
Social
    0 LEITORES ONLINE

    Comentários

    "O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
    ir para o topo