Empresas

17/03/10 10:05
Imprimir

Preço da gasolina em Portugal aumenta para 1,40 euros

Rita Paz

Tal como o Económico avançou na sexta-feira, os preços dos combustíveis voltaram a subir esta semana. O litro de gasolina superou a barreira dos 1,40 euros pela primeira vez em 18 meses.

Preço da gasolina em Portugal aumenta para 1,40 euros

Segundo os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço da gasolina está a subir há seis semanas consecutivas e o do gasóleo está a aumentar há cinco. Desde que o petróleo atingiu níveis recorde, em Setembro de 2008, que não se pagava tanto para abastecer um automóvel.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior, altura em que subiram 3,7% e 3,4% respectivamente, segundo dados da Bloomberg.

Nos postos a gasolina subiu esta semana entre dois cêntimos na Repsol e três cêntimos na BP. Já o gasóleo aumentou 0,8 cêntimos na Galp e 1,6 cêntimos na BP.

A influenciar a subida da matéria prima está o aumento do petróleo nos mercados internacionais, que superou já a barreira dos 80 dólares por barril, a subida dos produtos refinados e ainda a valorização do dólar face ao euro, segundo explicam fontes do sector.

Com base nos dados do 'site' da DGEG referentes aos preços praticados na zona de Lisboa, entre as quatro petrolíferas de referência os preços da gasolina vão desde 1,409 euros na Galp e na Cepsa a 1,419 euros na BP, enquanto que para o gasóleo os preços rondam os 1,144 euros na Galp e os 1,155 euros na BP.

Há mais de um ano que não custava tanto abastecer um veículo nos postos da Galp, Cepsa, Repsol e BP.

  • Preços de referência em euros

  Gasolina Gasóleo
Galp 1,409 1,144
Cepsa 1,409 1,147
BP 1,419 1,155
Repsol 1,414 1,154

Fonte: DGEG

x
Comentários
Disclaimer
"O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
x
Recomendadas
x
Social
    0 LEITORES ONLINE