Economia

13 Dez 2013

Portugal tem maior subida na criação de emprego na Europa

Alberto Teixeira
Portugal tem maior subida na criação de emprego na Europa

Portugal registou o maior crescimento em cadeia na taxa de emprego na Europa no terceiro trimestre, revelou hoje o Eurostat.

Portugal registou o maior crescimento em cadeia (face ao trimestre anterior) na taxa de emprego na Europa entre Julho e Setembro deste ano, período durante o qual cresceu 1,2%, revelou hoje o Eurostat.

Já no segundo trimestre a taxa de emprego havia crescido 0,8%, acompanhando assim a evolução positiva da economia portuguesa nos últimos meses. O INE confirmou ainda este mês que Portugal saiu da recessão no último trimestre, tendo a economia crescido 0,2% no nesse período. Os economistas também reviram em alta as perspectivas económicas para o país nos próximos anos.

Face ao mesmo período do ano passado, a taxa de emprego continua a registar valores negativos (-2,4% no terceiro trimestre), mas a tendência é de desagravamento depois das quedas acima dos 4% observadas nos três trimestres anteriores.

Tanto na zona euro como na União Europeia, os dados hoje divulgados pelo gabinete de estatísticas de Bruxelas dão conta de uma estabilização do emprego no último trimestre, com uma variação nula face ao segundo trimestre. E em termos homólogos as quedas foram também mais ligeiras, o que reforça os sinais de retoma tímida já evidenciados na Europa nos mais recentes dados económicos.

Imediatamente atrás de Portugal nas subidas esteve a Irlanda, com uma subida em cadeia de 1,1%, numa altura em que Dublin se prepara para abandonar o programa da troika.

Já os países do Báltico Lituânia e Estónia tiveram os piores registos, com a taxa de emprego a cair 1,5% entre Julho e Setembro face ao segundo trimestre.

 

x
Recomendadas
x
Social
    0 LEITORES ONLINE

    Comentários

    "O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
    ir para o topo