Economia

17 Jan 2013

Portugal prepara regresso aos mercados nos próximos dias

António Costa

Governo pondera lançar uma emissão de Obrigações do Tesouro a cinco anos, garantida por sindicato bancário.

O Governo está a preparar o regresso aos mercados de dívida de médio e longo prazo mais cedo do que o previsto. Após o sucesso do de ontem do leilão de Bilhetes do Tesouro (BT), e com a recuperação dos mercados de dívida na periferia da zona euro nos últimos meses, o Estado está a preparar uma emissão sindicada de Obrigações do Tesouro (OT) a cinco anos, que poderá decorrer já nos próximos dias, segundo fontes de mercado contactadas pelo Diário Económico que pediram o anonimato.


Pedro Passos Coelho e Vítor Gaspar ainda não tomaram a decisão final, dependente do ‘road-show' que o Governo está a realizar esta semana nos EUA, da reunião do Eurogrupo da próxima segunda-feira e da execução orçamental de 2012, que será conhecida no dia 23. Mas o Governo já terá decidido regressar aos mercados antes do dia 25 de Fevereiro, data de início da sétima avaliação da ‘troika', a decisiva, com uma emissão de valor, ainda, indeterminado. Até ao fecho da edição não foi possível obter esclarecimentos do Ministério das Finanças sobre o assunto.


Faça login, como assinante, para ler esta notícia na integra
Ainda não é assinante?
Garanta e acompanhe toda a informação do Diário Económico, actual, rigorosa e independente.
Escolha a modalidade que mais se adapta às suas necessidades.
subscreva já
x
Recomendadas
x
Social
    0 LEITORES ONLINE

    Comentários

    "O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
    ir para o topo