IMPRIMIR

PME Investimentos reforça posição financeira na OutSystems

A PME Investimentos anunciou hoje que aumentou a sua posição financeira na OutSystems em 600 mil euros, visando reforçar a aposta de expansão internacional da empresa, nomeadamente no mercado norte-americano.

"Com este reforço financeiro, a participação da PME Investimentos no capital da OutSystems passou para 2,8 milhões de euros", disse o presidente da capital de risco, João Vicente Ribeiro.

Já para o presidente executivo da OutSystems "o reforço de capital da PME Investimentos será um factor fundamental para acelerar a expansão da empresa nos Estados Unidos, onde já detém uma presença significativa nas áreas da biotecnologia e high-tech".

"A segunda ronda de financiamento da PME Investimentos [no valor de 600 mil euros] vem consolidar o potencial da OutSystems como empresa global de alta tecnologia", adiantou Paulo Rosado.

A OutSystems é uma empresa portuguesa de software, criada em 2001, que desenvolve e comercializa uma plataforma para a criação, manutenção e operação de software empresarial.

Esta plataforma permite criar e modificar soluções de negócio num tempo reduzido, operando-as a um custo bastante inferior ao tradicional e tirando partido dos canais Internet (web e email) e móveis (SMS, MMS, Mobile Web, WAP).

Em 2003, a OutSystems atingiu o "breakeven" (ponto de equilíbrio entre as receitas e as despesas), tendo a PME Investimentos desbloqueado o primeiro financiamento em 2005, no montante de 2,2 milhões de euros.

A empresa desenvolve ainda a sua actividade a nível internacional na Holanda, em Espanha e no Reino Unido, possuindo ainda clientes no Brasil e em Angola.

A PME Investimentos é maioritariamente pública e desenvolve a actividade no sector do capital de risco.

Como operador participa no capital de pequenas e médias empresas (PME), visando transformá-las em casos de sucesso empresarial.

A sua política de investimentos privilegia os projectos de "high tech" ou de inovação nos diversos estágios do ciclo de vida das empresas.

O investimento na OutSystems foi 15ª operação concretizada em 2006, correspondendo a um valor de investimento total de 8.953.000 euros.
PUB