Empresas

14 Dez 2012

Optimus e Zon avançam com fusão

António Costa e Cátia Simões
Optimus e Zon avançam com fusão

Sonaecom confirmou que vai iniciar negociações para um processo de fusão com a Zon, tal como o Económico noticiou em primeira-mão.

Nesse documento, Sonaecom e Isabel dos Santos assumem que vão iniciar os contactos para uma fusão, via incorporação da Optimus na Zon, operação que ainda terá de ser aprovada pelos reguladores, nomeadamente a Autoridade da Concorrência.

A relação de troca para esta incorporação será "correspondente a 150% da Optimus SGPS, sem prejuízo da disponibilidade para considerarem relação de troca diferente dessa que as administrações da Optimus e da Zon venham a considerar mais adequada", esclarece o comunicado.

Vai ser criado um veículo detido em 50% por Isabel dos Santos e em 50% pela Optimus mas que incorporará os 28,8% da empresária angolana na Zon e uma parte da Optimus, valor que ainda não está definido. A criação deste veículo permite que não seja lançada uma OPA.

"A Kento/Jadeium [sociedades de Isabel dos Santos] e a Sonaecom entendem que a fusão entre a Zon e a Optimus permitirá obter uma optimização de recursos significativa e uma maior eficiência e rendibilidade que servirão de alavanca para o reforço da capacidade de investimento da entidade resultante, seja em novos mercados (sobretudo em mercados emergentes) seja em novos produtos, com maior qualidade e competitividade e, bem assim, que a mesma corresponde ao cenário de consolidação do sector das telecomunicações português com maior potencial para intensificar os níveis de concorrência entre operadores", conclui o documento.

A Zon é detida em 28,8% pela empresária angolana Isabel dos Santos. O grupo Espírito Santo tem cerca de 13% do capital, o BPI tem 7,55% do capital e Joaquim Oliveira tem 4,84% do capital.

[Notícia actualizada às 18h50 com informação adicional]

x
Recomendadas
x
Social
    0 LEITORES ONLINE

    Comentários

    "O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
    ir para o topo