Função Pública: 18 mil aposentados até Novembro

Denise Fernandes
Função Pública: 18 mil aposentados até Novembro

A administração pública vai perder para a reforma mais 1.222 funcionários no próximo mês.

Isto significa que, em termos acumulados, o número de aposentações no Estado totalize quase 18 mil entre Janeiro e Novembro, ou seja, mais 5,7% que em igual período do ano passado.

Os números foram apurados tendo em conta a lista de aposentados da Caixa Geral de Aposentações (CGA) referente a Novembro e publicada hoje em Diário da República, em comparação com contagens de listas anteriores efectuadas pelo Económico. Contas feitas são precisamente 17.932 trabalhadores que estarão reformados nos primeiros onze meses do ano.

O Ministério da Educação e Ciência foi o que mais funcionários perdeu em Novembro (quase 400), seguido do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (187 aposentados), que inclui o pessoal das autarquias, e do da Saúde (177).

Recorde-se que o Governo tem como objectivo reduzir em 2% ao ano o número de trabalhadores da administração central, local e regional até 2014, sendo a via primordial para essa redução a aposentação e a proibição de novas contratações.