IMPRIMIR

Messi vale mais 34 milhões que Ronaldo

O argentino Messi, do Barcelona, vale mais 34 milhões de euros do que Cristiano Ronaldo, segundo um estudo da Frontier Economics.

Messi vale mais 34 milhões que Ronaldo

Este estudo, citado hoje pela imprensa desportiva, foi realizado pelo gabinete da consultora inglesa em Madrid e utilizou um complexo modelo estatístico baseado em técnicas econométricas para determinar o valor dos maiores futebolistas mundiais.

A análise da Frontier Economics revela que as duas maiores contratações da época, a de Cristiano Ronaldo por 93 milhões de euros e a de Káka por 65 milhões de euros, foram, em conjunto, 22 milhões de euros mais caras do que o valor "real" destes jogadores, que corresponde a 90 e 46 milhões de euros, respectivamente.

Para calcular este valor foram analisadas 244 transferências de jogadores da primeira divisão espanhola nas últimas quatro temporadas. Embora admita a dificuldade em calcular a "qualidade" de um futebolista, a consultora inglesa baseou-se em dados objectivos, como a quantidade de golos marcados, remates certeiros, minutos jogados, chamadas à selecção, nomeações para a "Bola de Ouro" e outros títulos conquistados.

Este estudo tem ainda em conta a dimensão da equipa que contrata, uma vez que as maiores equipas têm mais capacidade de pagar pelo passe do jogador do que as mais pequenas, podendo chegar a pagar pelo mesmo jogador quase três vezes mais do que uma equipa de menor dimensão.

Também a idade dos jogadores é um factor fundamental já que se Cristiano Ronaldo, agora com 24 anos, tivesse a idade de Lionel Messi com 22, o seu valor aumentava de imediato para 115 milhões de euros, conclui a consultora.