Economia

20/02/13 10:05
Imprimir

Gaspar agrava recessão para cerca de 2% em 2013

Marta Moitinho Oliveira

O Governo vai duplicar a previsão de recessão para este ano e rever em alta a estimativa de desemprego, anunciou hoje Gaspar no Parlamento.

O ministro das Finanças anunciou hoje no Parlamento que a degradação das condições económicas a nível externo levam o Governo a admitir uma recessão à volta dos 2% para 2013, uma projecção que levou Gaspar a admitir avançar com medidas adicionais no valor de cerca de 800 milhões de euros.

"Neste momento, o meu julgamento provisório aponta para uma revisão em baixa da previsão das perspectivas económicas no sétimo exame regular, que tem início já na próxima segunda-feira", disse o ministro das Finanças no Parlamento.

A projecção actual do Executivo aponta para uma recessão de 1%, que agora deverá passar para perto de 2%, um número próximo do apontado, por exemplo, pelo Banco de Portugal, que acredita numa recessão de 1,9%.

Na mesma audição, Vítor Gaspar admitiu ainda que o desemprego para este ano vai ser revisto em alta dos 16,4% actualmente previstos e que foram já superados no último trimestre de 2012, período em que a taxa cresceu para o recorde de 16,9%

"Haverá que fazer também revisão das perspectivas de desemprego", admitiu o ministro, em resposta ao deputado Pedro Filipe Soares, do Bloco de Esquerda.

 

x
Comentários
Disclaimer
"O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
x
Recomendadas
x
Social
    0 LEITORES ONLINE