Assine aqui o Económico

Finanças Pessoais

14 Nov 2010

Festa de aniversário para o seu filho a partir de 100 euros

Catarina Melo
Festa de aniversário para o seu filho a partir de 100 euros

A partir de 100 euros pode escapar ao furacão que parece ter passado pela sua casa durante a festa de aniversário da criançada.

Casas pequenas, falta de tempo ou apenas a simples vontade de preparar algo especial ou original. São algumas das razões que levam cada vez mais pais a realizar as festas de aniversários dos filhos fora de casa. E as alternativas de escolha são muitas. As empresas de organização de festas para crianças surgem como cogumelos nas diferentes cidades do país e oferecem um leque de programas cada vez mais sofisticado. Aos progenitores basta juntar no mínimo dez crianças e estarem dispostos a desembolsar a partir de 100 euros, com a promessa de pelo menos duas horas de diversão garantida e ausência de preocupações de maior.

"Hoje em dia, ter num apartamento 15 a 20 crianças é um grande desafio. Por isso, realizar festas fora de casa foi um hábito que acabou por se instituir", refere Cristina Coelho, da empresa de festas "Atirei o Pau ao Gato". Foi precisamente por isso que Margarida Lopes começou a realizar há cerca de uma década os aniversários dos dois filhos- a Carolina, de 14 anos, e o Tiago, de 11 anos- em espaços próprios fora de casa. "É bom não ter que pensar muito no assunto e delegar a responsabilidade da organização da festa e da limpeza numa empresa. O facto de serem com hora marcada permite-nos também organizar melhor a nossa vida e os miúdos a partir dos seis, sete anos, também já exigem mais", lembra.

Para ir ao encontro das exigências das crianças as empresas dispõem de uma gama de propostas cada vez mais arrojada. O mais habitual é encontrar empresas que disponibilizam um espaço com alguns equipamentos de diversão, como piscinas de bolas ou escorregas, com ou sem lanche e bolo de aniversário incluído. Mas há outras que sugerem programas mais elaborados. O próprio Jardim Zoológico e o Oceanário, em Lisboa, ou o Sea Life, no Porto, criaram programas específicos para festas de aniversário. "Há muita concorrência e felizmente existe oferta para todo o tipo de clientes, mas já ouvimos muitos pais a dizerem que não querem apenas festas com piscinas de bolas. Querem mais do que isso", refere Rodrigo Viegas do "The Little Gym", um ginásio vocacionado para os mais pequenos mas que também já descobriu o nicho de mercado das festas para crianças.

Entre os temas actualmente mais populares entre os miúdos estão, por exemplo, as festas de culinária, discoteca ou do pijama. Mas existem outras opções como "peddy pappers" na cidade, sessões de mergulho ou de canoagem. Independentemente do local escolhido, o certo é que dificilmente os pais irão desembolsar menos de 100 euros para organizar o aniversário dos filhos fora de casa. O mais habitual é encontrar preços por criança que variam entre os 12 e os 16 euros - mas este valor pode ser superior - com direito a 2 ou 2:30 horas de diversão e lanche incluído, para grupos de pelo menos dez miúdos. No caso de Margarida Lopes, quando recorre ao serviço de empresas gasta em torno de 300 euros, para oferecer animação a cerca de 16 crianças. "Não lhe vou dizer que é barato, mas tendo em conta a qualidade/preço e a poupança de trabalho, acho que é um valor justo. É que organizar em casa é um trabalho do fim do mundo", recorda.

O Diário Económico apresenta-lhe aqui alguma da oferta disponível no mercado, com base numa pesquisa na internet.

Oito Locais para soprar as velas

Jardim Zoológico

No zoo de Lisboa tem nove programas à escolha, quer na zona de entrada livre quer na área zoológica. Sem extras, os preços por criança variam entre 12,5 e 16 euros. Quando a festa decorre no zoo os adultos pagam 11 euros. É o caso do programa "Lince," por exemplo, que se destina ao mínimo de dez crianças a partir dos seis anos, custa 16 euros por criança e inclui um lanche em mala de piquenique, caça ao tesouro/peddy-papper e acompanhamento de um monitor durante três horas. É ainda oferecido um vale oferta ao aniversariante, convites e entrada gratuita na área zoológica para os pais do aniversariante.

Kidzania

Uma cidade à medida das crianças, mas também um local para organizar festas de aniversário, é o que encontra neste parque temático no centro comercial Vita Tejo, em Lisboa. As festas destinam-se a grupos mínimos de 12 crianças, e custam 16 euros (3 a 4 anos) ou 23,5 euros (5 a 15 anos) por cada criança. Dá acesso exclusivo durante 45 minutos a um dos seguintes locais: discoteca, escola de magia, estádio, salão de jogos ou escola de modelos. Inclui lanche e bolo de aniversário. Cada adulto paga 10 euros para entrar.

Atirei o Pau ao Gato

Neste espaço localizado no Lumiar, em Lisboa, só é possível organizar uma festa de cada vez. Os grupos devem ter no mínimo 15 crianças com idades entre 2 e 11 anos, sendo o preço unitário de 16,5 euros por 2:30 horas de diversão. Inclui lanche à discrição, convites, bolo de aniversário, o tema da festa e o acompanhamento de dois monitores. Entre as festas temáticas mais populares estão as de culinária, discoteca, ou as de pijama. Os pais também podem participar. Pagam 8,5 euros e têm direito a lanche. Esta empresa também organiza festas em casa dos aniversariantes.

Sea Life

É uma proposta para quem está na zona Norte do País. O Sea Life, no Porto, também tem programas específicos para festas de aniversário que custam entre 16 a 19 euros por criança, para grupos entre 12 e 25, e com uma duração de duas horas. O menu "Um mergulho com..." custa
19 euros e inclui convites de aniversário, visita guiada ao Sea Life, lanche, bolo de aniversário, uma recordação e um passe anual Sea Life para o aniversariante, bem como entrada grátis para os pais do aniversariante.

The Little Gym

Aqui não vai encontrar piscinas de bolas. As actividades decorrem na sala de aniversários e no ginásio onde se realizam jogos de grupo que incluem equipamentos de ginástica, em Lisboa. A festa é supervisionada por professores e inclui música, jogos e actividades apropriadas à idade das crianças (entre 1 e 10 anos). As festas são ao fim-de-semana, duram 1:45 horas (13,5 euros por criança) ou duas horas (15 euros por criança) e destinam-se a grupos entre 15 e 35 crianças. Inclui convites personalizados, balões, pratos, copos e talheres. Os pais podem encomendar um lanche à parte por cerca de 2,5/3 euros por criança ou levar os acepipes de casa. Até aos três anos os pais também podem participar.

Terraços do Saldanha

Mesmo no centro de Lisboa, as actividades deste espaço são monitorizadas por animadores e adaptadas à idade do grupo de crianças. "Jogo do Pistoleiro", "Jogo das Imitações", "Cola Peganhenta", "Gincana Colorida", são apenas alguns exemplos de actividades. Para os mais novos, há festas de aniversário dos 3 aos 13 anos, com um mínimo de 10 convidados (fins de semana e feriados) e de 20 convidados (durante a semana), com a duração de 2 horas. Ao fim-de-semana, o preço por criança é de 16 euros, enquanto nos dias de semana o custo baixa para 14 euros. Inclui lanche e bolo de aniversário, convites e CD com as imagens da festa.

Funny City

Neste parque temático para crianças localizado na cidade da Maia, também tem um espaço vocacionado para festas de aniversário. Existem diferentes opções, que custam desde 99 a 250 euros por grupo e duram entre 2 e 2:30 horas. O menu mini- o mais barato- custa 99 euros, inclui lanche e bolo de aniversário e destina-se a grupos até nove crianças. cada criança extra são mais nove euros. Outro pacote que inclui lanche, bolo de aniversário e passeio em moto 4 custa 199 euros por grupos até 15 crianças e dura 2:30 horas. Estes programas são válidos para crianças a partir dos três anos de idade.

GogoFun

As festas duram 2:30 horas, incluem pinturas faciais, lanche à descrição e bolo de aniversário. Basta escolher o menu e juntar um mínimo de 10 crianças entre os três e os 12 anos. O menu Fun custa 12,8 euros por criança durante a semana e 16,8 euros ao fim-de-semana. Se for o menu Fun Plus o custo é de 14,8 ou 18,8 euros. Mas existem muitas mais opções. Miúdos dos 10 aos 14 anos podem, por exemplo, ter uma aventura urbana em Lisboa por 23 euros, com lanche. A GogoFun organiza também, festas de piscina, discoteca, mergulho ou caças ao tesouro. Também organizam festas em casa do aniversariante.

x
Recomendadas
x
Social
    0 LEITORES ONLINE

    Comentários

    "O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
    ir para o topo