Finanças

12/06/12 00:05

Espanha perde resgate se falhar metas do défice

Luís Rego em Bruxelas

A ajuda de 100 mil milhões a Espanha inclui uma exigência explícita em termos orçamentais, segundo os estatutos.

Espanha perde resgate se falhar metas do défice

Se Madrid não cumprir com as recomendações do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) e de correcção de desequilíbrios internos verá o seu resgate suspenso, alertou ontem um responsável europeu, em declarações ao Diário Económico.

O resgate espanhol não inclui um programa de austeridade, semelhante ao de Portugal, mas isto porque o programa de ajustamento tem vindo a ser auto-infligido nos últimos dois anos e tem de continuar a ser aplicado. "O Estado espanhol não pode aceder ao empréstimo se não cumprir as suas obrigações" orçamentais e macroeconómicas, explica essa fonte que garante que esse elemento "foi debatido e ficou claro no Eurogrupo de sábado".

O resgate tem o mérito de resolver muitas dúvidas em relação aos bancos espanhóis, em particular aos 30% do sector bancário que deverão ser fortemente afectados. Mas, ao transferir o risco da banca e do reembolso deste crédito para o Estado, levanta dúvidas sobre a sustentabilidade da dívida soberana. Um receio que se manifestou claramente ontem nos mercados, apesar da agência S&P ter mantido o ‘rating' espanhol.

Aos olhos dos mercados a operação acabou por reforçar ainda mais a ligação entre o soberano e os bancos, tudo o que Madrid queria evitar com um crédito directo para os bancos. Espanha pode ambicionar a uma folga de um ano para cumprir o défice, mas o controlo orçamental ficará ainda mais reforçado.

Faça login, como assinante, para ler esta notícia na integra
Ainda não é assinante?
Garanta e acompanhe toda a informação do Diário Económico, actual, rigorosa e independente.
Escolha a modalidade que mais se adapta às suas necessidades.
subscreva já
x
Comentários
Disclaimer
"O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
x
Recomendadas
x
Social
    0 LEITORES ONLINE