Economia

22/11/13 08:32
Imprimir

Economia alemã abranda no terceiro trimestre

António Freitas de Sousa

A economia alemã registou um crescimento de 0,3% no terceiro trimestre do ano, impulsionada pelos investimentos e do consumo interno.

Economia alemã abranda no terceiro trimestre

O consumo privado continua a registar uma contenção que os parceiros económicos da Alemanha gostariam de ver alargada, aumentando no terceiro trimestre apenas 0,1%, segundo dados hoje revelador pelo gabinete de estatísticas alemão.

Recorde-se que a expansão do consumo interno alemão tem centrado a atenção dos membros da zona euro e comissão europeia, porque seria uma forma de potenciar a saída da recessão ao nível da economia da União Europeia.

Segundo os mesmos dados, os investimentos em equipamento aumentaram 0,5% face ao segundo trimestre, enquanto os investimentos no sector da construção subiram 2,4%. Por outro lado, as despesas públicas alemãs registaram um acréscimo de 0,5%.

No segundo trimestre, a economia alemã tinha tido um crescimento mais forte, de 0,7%, pelo que o abrandamento acaba por não ser uma boa notícia para a Europa, segundo os analistas internacionais. Por outro lado, e face ao terceiro trimestre do ano passado, a economia alemã cresceu 1,1%.

 

x
Comentários
Disclaimer
"O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
x
Recomendadas
x
Social
    0 LEITORES ONLINE