Economia

29 Jun 2011

Défice fica em 7,7% no primeiro trimestre

Marta Moitinho Oliveira
Défice fica em 7,7% no primeiro trimestre

O défice das Administrações Públicas fixou-se em 7,7% até Março, revelou hoje o INE. Para o conjunto do ano o Governo prevê 5,9%.

O INE revelou hoje as contas nacionais trimestrais por sector institucional, relativas aos primeiros três meses do ano, o que permitiu verificar que o défice total das Administrações Públicas, em contabilidade nacional, que é a que interessa para Bruxelas, diminuiu para 7,7% nos primeiros três meses do ano.

No primeiro trimestre de 2010, o défice tinha ficado nos 9,5%.

Para o conjunto deste ano, o Governo aponta para uma meta de 5,9%, tal como acordado com a Comissão Europeia, BCE e FMI.

Os dados do INE mostram também que no ano terminado no primeiro trimestre de 2011, o défice ficou nos 8,7% do PIB, face aos anteriores 9,2% registados no final do ano passado.

Esta análise refere-se à média móvel dos últimos quatro trimestres, ou seja, correspondentes ao ano acabado no trimestre de referência, um cálculo que permite eliminar flutuações de natureza sazonal e reduzir o efeito de oscilações irregulares.

 

 

 

 

Recomendadas

x

Social

x
    0 LEITORES ONLINE

    Comentários

    "O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".

    Trending now

      ir para o topo