Assine aqui o Económico

Finanças Pessoais

17 Jun 2010

DECO: Certificados do Tesouro só são "boa opção" a mais de 5 anos

Rita Paz
DECO: Certificados do Tesouro só são

O novo produto de dívida é pouco interessante para quem quer investir a menos de 5 anos, diz a DECO.

A associação de defesa do consumidor analisou os novos títulos de dívida do Estado e concluiu que podem ser um investimento interessante para quem não precisar de mexer no dinheiro por mais de cinco anos.

"Se tem a certeza de não precisar do dinheiro nos próximos 5 anos ou mais, esta é uma boa opção de investimento, com capital garantido. Com 1.000 euros durante 5 anos, beneficia de uma remuneração semelhante à das Obrigações do Tesouro a 5 anos, cerca de 3,3% líquida, actualmente. Conseguiria acumular 1176 euros. Se mantiver durante uma década, a poupança chega aos 1524 euros", refere a DECO.

Para prazos mais curtos os Certificados de Aforro rendem mais, havendo também depósitos mais atractivos que os Certificados do Tesouro. "Há depósitos com rendimento superior. Actualmente, para 12 meses, as taxas variam até 2,4% líquidas (Banco Popular), enquanto os Certificados do Tesouro deverão render apenas cerca de 1% líquidos ao ano, nos primeiros 4 anos", sublinha a associação.

A DECO deixa ainda outro conselho aos investidores: quem tem Certificados de Aforro há mais de quatro ano não deve transferir o dinheiro para os do Tesouro. Isto porque nas contas da associação o investidor passaria a ganhar apenas 1% nos primeiros quatro anos em vez dos 2% oferecidos nos Certificados de Aforro.

 

Acompanhe todas as notícias:


 

 

x
Recomendadas
x
Social
    0 LEITORES ONLINE

    Comentários

    "O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
    ir para o topo