Economia

20 Set 2011

Como entrar nos melhores mestrados de gestão do mundo

António Sarmento
Como entrar nos melhores mestrados de gestão do mundo

Para frequentar os mestrados em Gestão das Universidades Nova e Católica não basta ter média de 19 ou 20.

O Master in International Management' da Universidade Nova foi considerado o segundo melhor do mundo pelo jornal Financial Times. Garante um salário anual de 43 mil euros logo à saída do mestrado e ofertas de trabalho nas melhores empresas do mundo.

Já o mestrado em Gestão da Universidade Católica entrou na tabela de classificações do jornal britânico directamente para o quarto lugar na variável de empregabilidade, numa lista que inclui as melhores escolas de gestão em todo o mundo.

MASTER IN INTERNATIONAL MANAGEMENT (MIM) DA UNIVERSIDADE NOVA

Como pode concorrer ao MIM?

Quando se candidata tem de apresentar o CV, o certificado de habilitações da licenciatura, a prova de proficiência em inglês, uma carta de motivação e a prova de proficiência numa terceira língua, se possível. Se for seleccionado, o primeiro ano é composto por um mestrado em Economia, Finanças ou Gestão. O segundo ano é exclusivamente uma certificação MIM. O programa é inteiramente leccionado em inglês.

Quais as habilitações académicas necessárias?

Os candidatos necessitam de ter uma licenciatura em qualquer ramo académico e excelentes níveis de compreensão oral e escrita em, pelo menos, duas línguas estrangeiras. Convém ainda ter bons conhecimentos numa terceira língua.  

Como é feito o processo de selecção?

O primeiro passo é a análise da performance académica do aluno e, posteriormente, passará por uma prova de selecção, que avaliará o perfil e a visão estratégica para si próprio e carreira profissional. Os alunos são seleccionados para o MIM de acordo com o seu potencial para uma carreira internacional. O processo de selecção, bastante rigoroso, assegura que os candidatos escolhidos para o mestrado obtenham a combinação perfeita com os objectivos do programa.

Qual o prazo de inscrição para frequentar o mestrado em 2012?

Os estudantes que desejem iniciar o MIM em 2013 devem fazer a candidatura em Março de 2012 para iniciar o mestrado em Setembro do mesmo ano. Nesse caso, a frequência do MIM terá inicio em 2013.  

Qual é o preço das propinas?

O preço total é de 14.480 euros e já inclui a propina do mestrado do primeiro ano da Universidade Nova.

Existem acordos com instituições financeiras para obter um empréstimo bancário?

A Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa tem protocolo com o Millenium BCP e o Banco Espírito Santo.

A frequência do mestrado é toda feita em Portugal?

Os alunos têm de frequentar um dos semestres numa escola noutro país da rede, que inclui nomes prestigiados como a London School of Economics, a HEC Paris, a italiana Bocconi e a espanhola ESADE, e um estágio numa empresa de um terceiro país

 Que empresas estão associadas a este mestrado?

Google, L´Oréal, Groupon, Banco Itaú, Millenium BCP, EDP, Mckinsey, Airbus, Wolkswagen e Bosch são algumas delas. 

  • ENTREVISTA A JOSÉ FERREIRA MACHADO

 

 

José Ferreira Machado

Director da Faculdade de Economia da Universidade Nova

Um aluno de 19 ou 20 tem entrada garantida neste mestrado?

Não. Temos tido alunos com essas notas que acabam por não ser seleccionados para o mestrado. Para ter uma carreira internacional, trabalhar em empresas estrangeiras e conviver diariamente com trabalhadores de várias nacionalidades é necessário ter uma sensibilidade multi-cultural, que nem todos os candidatos têm.

A possibilidade de ter uma carreira internacional é mesmo uma realidade?

Sim. Mais de 60% dos alunos consegue ter uma carreira internacional até porque um dos requisitos para o mestrado é falar três línguas e isso é um aspecto muito interessante. Um estudante que fala várias línguas tem esta sensibilidade para absorver a cultura de um País.

Este mestrado é uma boa solução para escapar à crise e ao pessimismo?

A formação é sempre uma boa oportunidade em qualquer período. Mais vale adiar um pouco a entrada no mercado de trabalho para apostar na formação. Este mestrado abre portas internacionais, o que ajuda a escapar à crise.

MASTER OF SCIENCE IN BUSINESS ADMINISTRATION DA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Como pode concorrer?

Para se candidatar ao  Master of Science in Business Administration da Católica, o candidato pode fazê-lo em 2 fases distintas: entre Setembro e Janeiro para iniciar o programa em Fevereiro, e entre Março e Julho para o programa cujas aulas têm inicio em Setembro. O candidato deve submeter a sua candidatura online, enviando o seu CV, carta de motivação e certificado de habilitações. Como o programa é leccionado inteiramente em inglês, o candidato deve apresentar um certificado que ateste o seu nível de inglês. Este programa destina-se a candidatos com até 2 anos de experiência profissional.

Quais as habilitações académicas necessárias?

Uma licenciatura pós-Bolonha (equivalente a 180 ECTS) que pode ser em Economia ou Gestão, ou numa área distinta.

Como é feito o processo de selecção?

O processo de selecção é um processo multidimensional sendo vários os factores tidos em conta aquando da análise de uma candidatura. O desempenho académico, as actividades extra-curriculares, as experiências internacionais e as experiências profissionais são factores avaliados em todas as candidaturas, podendo ser também solicitada uma entrevista para avaliar o candidato.

Qual o prazo de inscrição para frequentar o mestrado em 2012?

Em 2012 haverá dois intakes: para o Intake de Fevereiro as candidaturas decorrem entre Setembro de 2011 e Janeiro de 2012. Para o Intake de Setembro, as candidaturas decorrem entre Fevereiro e Julho de 2012.

Qual é o preço das propinas?

O Master of Science in Business Administration da Católica tem um preço a partir de  8.220 euros.

Existem acordos com instituições financeiras para um empréstimo bancário?

A Universidade Católica Portuguesa tem acordos e protocolos com as principais instituições bancárias nacionais e internacionais, que disponibilizam financiamentos com condições especiais.

A frequência do mestrado é toda feita em Portugal?

O mestrado tem a duração de um ano e meio ou dois, dependendo se o aluno optar por frequentar um dos semestres numa universidade estrangeira.

 Que empresas estão associadas a este mestrado?

A Universidade Católica está associada a empresas como a Deloitte, Boston Consulting Group, Novabase, Banco Espírito Santo, Mckinsey, Morgan Stanley, Goldman Sachs, L'Oreal, Jerónimo Martins, ATKerney, Procter & Gamble, Nestlé e Santander.

  • ENTREVISTA A FÁTIMA BARROS

Fatima Barros

Directora da Católica Business School

A Católica foi distinguida com um mestrado em Gestão, cuja taxa de empregabilidade é de 100% em Portugal. Como é que se consegue atingir um recorde como este?

Com um departamento de Carreiras altamente profissionalizado que trabalha individualmente com cada aluno. Desde o início do mestrado os alunos têm contactos com o mundo empresarial e são encorajados a fazer múltiplos estágios profissionais. Os conteúdos dos programas estão alinhados com as necessidades do mercado o que leva as empresas a demonstrarem forte preferência pelos nossos alunos. Por isso estamos em 4º lugar no mundo no ranking de empregabilidade.

Que características pessoais e profissionais deve ter um candidato a este mestrado?

Para além de um bom desempenho académico numa escola de referência, valorizamos pessoas com experiência internacional e que já tenham tido um estágio profissional. Espírito de liderança, capacidade de comunicação e de trabalhar em equipa são caracteristicas pessoais muito valorizadas.

Para quem deseja seguir uma carreira internacional este Mestrado em Gestão é uma boa solução?

Este mestrado é especialmente vocacionado para uma carreira internacional: para além de passarem um semestre numa escola estrangeira de topo à escolha na Ásia, na Austrália, nos EUA, no Canadá, América Latina ou Europa, os nossos alunos têm que dominar duas línguas estrangeiras para além da língua materna e estão expostos a vários cursos de conteúdos internacionais. De referir ainda que numa aula de mestrado 50% dos alunos são estrangeiros o que permite uma grande diversidade multicultural.

x
Recomendadas
x
Social
    0 LEITORES ONLINE

    Comentários

    "O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
    ir para o topo