Assinaturas 0.36 dia x
IMPRIMIR

Católica lança curso sobre gestão da dívida

Novo programa, lançado em plena crise financeira, conta com a parceria da Bloomberg.

Católica lança curso sobre gestão da dívida

Face ao contexto da crise financeira, a Católica-Lisbon School of Business & Economics (SBE) vai lançar, este mês, em parceria com a Bloomberg, um curso que pretende aprofundar a temática da gestão da dívida e dos seus instrumentos financeiros. "Alcançar melhores resultados em termos de gestão de carteiras quer de activos financeiros como de activos reais", é o objectivo deste programa, afirma Joaquim Cadete, o coordenador do curso "Fixed income profiles and strategies: a deeper analysis", que arranca a 13 de Abril e termina a 23 de Junho.

Pessoas que trabalham na área da banca e seguros são, à partida, as que estarão mais interessadas neste curso, porque são, por excelência, quem trabalha numa permanente gestão entre vários riscos, como riscos de crédito e de taxa de juro. Mas não só. "O curso destina-se a pessoas que, na sua actividade diária, sejam confrontadas com a tomada de decisões que se traduzem posteriormente numa gestão de risco", resume Joaquim Cadete.

A Católica-Lisbon SBE considerou oportuno, na fase que o País atravessa, o lançamento de uma formação que "se centra na decomposição e gestão dos riscos", explica o mesmo responsável. Além disso, "ao longo da última década, assistiu-se ao desenvolvimento de imensos produtos novos na área de "fixed income", com o intuito de transformar e alavancar o perfil de risco para os investidores finais", adianta.

O novo curso da Católica vai desafiar cada aluno a construir uma carteira de posições, curtas ou longas, nos intrumentos abordados nas aulas. "Todos os participantes serão confrontados com a necessidade de definir uma estratégia de intervenção face ao actual contexto de mercado. No final, proceder-se-á à avaliação do desempenho das estratégias seleccionadas em termos de correlação entre alunos e instrumentos", explica Joaquim Cadete, que foi director de mercados globais no Citigroup, entre 2000 e 2011, com responsabilidade directa pelos investidores institucionais portugueses em produtos estruturados.

No total, o curso da Católica-Lisbon SBE terá a duração de 36,5 horas, todas as sextas-feiras e sábados. A turma não deverá exceder os 20 alunos, incluindos alguns estrangeiros.

Quanto aos docentes do programa, "trabalham ou trabalharam todos em instituições de referência no mercado internacional e possuem uma longa experiência de intervenção com os instrumentos abordados", garante Joaquim Cadete. As inscrições vão estar abertas até 12 de Abril.

Comentários

"O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".

Trending now

    ir para o topo