Finanças Pessoais

03 Nov 2010

Calculadora dos dividendos da PT

Económico
Calculadora dos dividendos da PT

Introduza a quantidade de acções da PT detidas e saiba quanto vai receber em dividendos este ano e em 2011.

A Portugal Telecom anunciou hoje a sua nova política de dividendos.

O Económico preparou um simulador para que possa calcular quanto vai receber em dividendos, extraordinários e ordinários, este ano e em 2001.

Clique aqui para aceder à calculadora


A administração da Portugal Telecom (PT) vai propor o pagamento de um dividendo extraordinário de 1,65 euros por acção com o encaixe da venda da Vivo, refere a operadora na sua apresentação das contas do terceiro trimestre, enviada à CMVM. Esta medida, que o mercado aguardava desde Julho, é apenas uma entre várias promessas de um ambicioso pacote de remuneração accionista que rivaliza com o que foi lançado na defesa contra a OPA da Sonaecom, em 2006.

"A PT anunciou hoje que o seu Conselho de Administração aprovou a intenção de submeter para aprovação na próxima Assembleia Geral de Accionistas uma proposta de política de remuneração accionista consistente com o perfil financeiro da empresa no seguimento da alienação da sua participação na Vivo e em antecipação ao investimento proposto na Oi, a possível transferência para o Estado Português das responsabilidades com pensões e fundos de pensões, e o compromisso de manutenção de um sólido ‘rating' de ‘investment grade', refere a operadora liderada por Henrique Granadeiro e Zeinal Bava, que a 28 de Julho chegou a acordo com a Telefónica para a venda da sua participação na Vivo, por 7,5 mil milhões de euro.

Além de distribuir este dividendo extraordinário - que no total ascenderá a 1,5 mil milhões de euros -, a PT vai também aumentar o dividendo ordinário, dos actuais 0,57 para 0,65 euros por acção, já a partir do próximo ano. Em simultâneo, promete passar a distribuir um dividendo intercalar, a partir de 2011, em função do seu desempenho operacional.

Este aumento da remuneração ordinária explicar-se-á com a inclusão, no perímetro de consolidação do grupo, de uma participação de pelo menos 23% da operadora brasileira Oi, cuja compra deverá estar concluída no início do próximo ano.

Dois terços do dividendo serão pagos em Dezembro

A proposta de remuneração accionista passa por um "dividendo excepcional de 1,65 euros por acção, do qual 1,00 euro por acção será pago em Dezembro de 2010 (como adiantamento dos lucros de 2010), relativamente ao qual é formalmente necessário que seja aprovado previamente numa reunião específica do Conselho de Administração, e 0,65 euros por acção a ser pago em Maio de 2011, sendo que este último está sujeito à aprovação da Assembleia Geral de Accionistas".

A empresa propõe ainda "um dividendo ordinário de 0,65 euros por acção para os exercícios fiscais que terminam em 31 de Dezembro de 2010 e 2011, representando um aumento de 13% em relação ao compromisso inicial da empresa de 0,575 euros por acção para o mesmo período, e o qual está sujeito à aprovação da Assembleia Geral de Accionistas".

A PT pretende ainda adoptar uma política de dividendos progressiva, com o objectivo de aumentar entre 3% e 5% o dividendo por acção no período de 2012 a 2014.
Além disso, a partir de 2011, tem intenção "de aprovar o pagamento de um dividendo ordinário intercalar com base no desempenho financeiro da empresa, de modo a permitir um retorno mais homogéneo aos seus accionistas ao longo do ano".

Tanto o dividendo excepcional e a proposta de política de remuneração estão sujeitos às condições de mercado, à condição financeira da PT, à lei aplicável no que respeita à distribuição de resultados líquidos e a outros factores considerados relevantes pelo conselho de administração em cada data, lembra a operadora liderada por Henrique Granadeiro e Zeinal Bava.

 

 

Acompanhe todas as notícias:

x
Recomendadas
x
Social
    0 LEITORES ONLINE

    Comentários

    "O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
    ir para o topo