IMPRIMIR

Bruxelas publica relatório sobre Portugal a 3 de abril

Comissão Europeia publica relatório à terceira revisão do programa de ajustamento económico para Portugal na próxima terça-feira.

Bruxelas publica relatório sobre Portugal a 3 de abril

O relatório faz uma apreciação do cumprimento dos termos e condições do programa e sumariza as conclusões da mais recente missão conjunta da 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), que esteve em Portugal entre 15 e 27 de fevereiro passado para levar a cabo a sua terceira avaliação à implementação do programa de ajustamento português, adotado em maio de 2011.

O documento vai ser apresentado à imprensa por Peter Weiss, da direção geral de Assuntos Económicos e Monetários da Comissão Europeia, e membro da missão para Portugal.

Na conclusão da sua visita a Portugal no mês passado, a 'troika' considerou que Portugal está "no bom caminho" e deu nota positiva à terceira avaliação do programa, dando assim "luz verde" ao desembolso de uma nova tranche de ajuda, de quase 15 mil milhões de euros.

Todavia, Comissão Europeia, BCE e FMI apontaram que o país ainda enfrenta diversos desafios, esperando um agravamento da recessão este ano e um aumento da taxa de desemprego.

A meta estabelecida para o défice orçamental do próximo ano (4,5%) "permanece exequível", apontou a 'troika', que recomendou, no entanto, "esforços adicionais para recuperar o atraso de Portugal", nomeadamente a nível dos setores dos "serviços de rede e setores protegidos".

A 'troika' destacou então a necessidade de Portugal intensificar os "esforços de reforma" no setor da energia, em particular da eletricidade.

 

Comentários

"O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".

Trending now

    ir para o topo