Subscreva aqui o Económico à Uma.

Finanças

11 Dez 2012

Bancos têm 15,7 mil milhões de euros em incumprimento

Marta Marques Silva
Bancos têm 15,7 mil milhões de euros em incumprimento

PME são responsáveis pelo maior aumento do malparado.

Os bancos nacionais têm 15,7 mil milhões de euros de crédito em incumprimento, um novo máximo histórico. Um valor quase três vezes superior ao total de crédito concedido este ano às famílias ou cerca de 30% dos empréstimos que a banca tem contraídos junto do Banco Central Europeu. A "fatia de leão" pertence às empresas, responsáveis por dois terços do total do malparado em Portugal e onde, ao contrário dos empréstimos às famílias, o incumprimento não pára de aumentar.

Em Outubro, e de acordo com os dados ontem divulgados pelo Banco de Portugal, o rácio de crédito vencido na habitação permaneceu inalterado, nos 2,2%, enquanto no crédito ao consumo e outros fins o nível de incumprimento subiu de 11,4% para 11,7%. Mas é nas empresas que o aumento é mais expressivo, com destaque para as pequenas e médias empresas (PME), onde o rácio de crédito vencido voltou a subir em Outubro, de 12,4% para 13%. Há precisamente 12 meses, o incumprimento nas PME portuguesas não ia além dos 8%. Já nas grandes empresas a subida foi mais moderada, com o malparado a situar-se nos 2,5% em Outubro, o que compara com os 2,4% fixados em Setembro.

Faça login, como assinante, para ler esta notícia na integra
Ainda não é assinante?
Garanta e acompanhe toda a informação do Diário Económico, actual, rigorosa e independente.
Escolha a modalidade que mais se adapta às suas necessidades.
subscreva já
x
Recomendadas
x
Social
    0 LEITORES ONLINE

    Comentários

    "O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
    ir para o topo