Colunistas

28 Mai 2012
Francisco Murteira Nabo

As nossas maiores riquezas

Francisco Murteira Nabo

As maiores riquezas de Portugal são a sua situação geoestratégica que permitiria um ótimo aproveitamento na ligação da Europa ao Atlântico (...)

As maiores riquezas de Portugal são a sua situação geoestratégica que permitiria um ótimo aproveitamento na ligação da Europa ao Atlântico, a dimensão das zona marítima sob a sua responsabilidade (que é de 17 vezes o tamanho da área terrestre), um excelente clima temperado em ambiente de montanha e praia (convidativo ao turismo de todas as idades, em particular do turismo de acolhimento da 3º idade), uma dieta mediterrânica adorada pelos nórdicos, um nível de segurança muito acima da maioria dos países de vocação turística e, finalmente um segmento de população muito qualificada de baixo custo e trabalhadora.

Conjugando tudo isto percebe-se que o País poderia ter uma economia baseada nos vários segmentos de turismo para os quais temos vocação, uma plataforma geoestratégica de infraestruturas de interconexão entre a Europa e o Atlântico Sul, um centro de ‘BackOffice' para a prestação de serviços qualificados de apoio dos centros de decisão de multinacionais com sedes noutros países, uma agro-indústria exportadora baseada nos frescos e hortaliças e frutas, um centro de férias para a média e alta classe média europeia, desenvolvimento de infraestruturas de desportos náuticos (como marinas) e outos desportos de mar, um local de desenvolvimento de indústrias na área das energias renováveis e um conjunto de cidades orientadas para as cidades do futuro que fossem uma referência na nível internacional.

Se além dos ‘clusters' e polos de competitividade já conhecidos onde temos claras vantagens comparativas (como as florestas, as TICS, os moldes e os sectores tradicionais) apostássemos nas nossas riquezas como tudo poderia mudar...
____

Francisco Murteira Nabo, Economista

 

Recomendadas

x

Social

x
    0 LEITORES ONLINE

    Comentários

    "O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
    ir para o topo