Assine aqui o Económico

Mercados

11 Jun 2012

Ajuda a Espanha "é mais uma história mal contada na Europa"

Alberto Teixeira
Ajuda a Espanha

Pedro Lino, CEO da Dif Broker, diz que 100 mil milhões não vão chegar para resolver os problemas de Espanha.

Pedro Lino considera que o resgate à banca espanhola, no valor de até 100 mil milhões de euros, "é mais uma história mal contada na Europa", argumentando que o ‘bailout' decidido este fim-de-semana não vai ao fundo dos problemas de Espanha.

"Este dinheiro vai desaparecer pura e simplesmente. Nenhum destes 100 mil milhões vai entrar para economia. Vai é ajudar a limpar os balanços dos bancos e recuperar alguma confiança dos depositantes. Isto é dinheiro virtual", referiu o CEO da Dif Broker ao Etv. "Infelizmente a economia espanhola precisa de grandes ajustamentos e é aqui que este acordo falha. Não há nenhum plano para as regiões autónomas espanholas, por exemplo", sustentou o gestor.

Para Pedro Lino, o valor do resgate à banca será insuficiente para o sector resolver os seus problemas com os activos tóxicos relacionados com o imobiliário. "Acho que os 100 mil milhões não vão chegar. Os activos tóxicos são muito elevados. E não há hoje um investidor que queira apostar dinheiro na Espanha", afirmou.

"Creio que foi mais uma tentativa para dar confiança aos depositantes espanhóis. No último mês houve uma fuga de 60 mil milhões de euros da banca espanhola", explicou Pedro Lino. "Há um grande receio em torno das eleições na Grécia. Há uma corrente que acha que a situação grega vai correr mal. Este resgate antecipa de alguma forma estes futuros receios que podem agravar ainda mais a fuga de depósitos", acrescentou.

 

x
Recomendadas
x
Social
    0 LEITORES ONLINE

    Comentários

    "O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
    ir para o topo