Editorial

10/08/10 00:05

A importância de Angola

Económico

O mercado angolano é incontornável para a economia portuguesa. Nos últimos anos, muitas empresas redescobriram o país africano e garantiram os crescimentos nas vendas que já não conseguiam nos mercados europeus.

A economia da Europa é velha e lenta, ao passo que a angolana está em forte desenvolvimento. Esta transferência económica foi reconhecido pelos políticos que têm visitado Luanda. Ainda recentemente, Cavaco Silva deslocou-se em visita oficial a Angola. O namoro entre Portugal e angolanos está a ficar sério e é altura de ganhar definições mais consistentes. Os números revelados ontem pelo INE mostram um arrefecimento nas vendas para o mercado angolano mas a situação deverá reverter-se nos próximos meses. Também ontem o BES anunciou um acordo com o Banco do Brasil e o Bradesco para, em conjunto, reforçarem os investimentos em África, em especial nos países de língua oficial portuguesa. Ou seja, não são só os portugueses que querem aproveitar as oportunidades de negócio em Angola, brasileiros e chineses também já têm forte presença e querem reforçar. Portanto, está na hora de perceber que a aposta em Angola não pode ser uma moda voluntarista, tem de ser persistente.

x
Comentários
Disclaimer
"O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
x
Recomendadas
x
Social
    0 LEITORES ONLINE