O Fino e os outros devem ficar muito chateados se lhe virem executar o penhor das acções... Não metem mais um tusto para além disso. E a CGD é que fica com o menino nas mãos.
Estes pseudo "investidores" são engraçados. Em bull market, pedem empréstimos para comprar acções, beneficiam da valorização, pagam o empréstimo e arrecadam a mais valia para o bolso. Em bear market, não pagam os créditos, o banco penhora-lhe as acções, assume a menos valia e estes artistas não perdem um tostão (a divida é colaterizada pela acções, logo só perdem as acções). Assim também eu sou um "grande investidor".
Nao é bem assim. Se o banco executar as garantias eles vao perder dinheiro, pois a garantia inicial DEVE (exige-se que seja) maior do que o emprestimo, o que implica que tenha entrado com capitais proprios. Esses capitais proprios, que sao o que fazem a margem e compoem o racio, ficam a favor do banco.
Vamos imaginar que o Fino garantiu o financiamento da compra de SCOA e BCP com as acçoes assim adquiridas, mas, para rácio de pelo menos 20% juntou à garantia acçoes da CIMPOR. Se a soma de todos os activos dados como garantia estiverem proximos de nao cobrir a totalidade do financiamento, digamos que exige pelo menos 5% de capitais proprios face ao emprestimo, eles executam essas garantias. A CGD so tem prejuizo (se executar o penhor e ficar com as acçoes a desvalorizar) se a garantia total (todas as acçoes dadas como colateral - quer as adquiridas com emprestimo e quer as já detidas) nao cobrirem o finaciamento na totalidade. Se isso acontece, entao o erro foi da CGD que já devia ter executado a muito a garantia quando ainda tinha margem.
E o problema, é que o Fino ainda deve ter outros financiamentos em outras instituiçoes. A CGD, pelos vistos, é a primeira que esta a berrar... mas mais já devem estar preocupados ou a berrar para dentro.
Como o Fino, quantos mais haverao? Mesmo pequenos/medios investidores?
O problema é que uma liquidaçao forçada com este peso, pode despoletar novas falencias.
Eu só continuo a perguntar como é que a TDU se aguenta. Algo me escapa. Eu acho que já percebi como o Bernardo se tem safado (se é como penso, o gajo tem uma excelente equipa juridica e com grande capacidade de antecipaçao).
Se eu estiver certo relativamente à estrategia do Berardo, é natural que outros accionistas, apertados pela desvalorizaçao do BCP, possam vir a fazer o mesmo.